quarta-feira, 27 de março de 2013

Soneto Dramático de Artur Azevedo

No Dia Mundial do Teatro 

Artur Azevedo
 
(1855 - 1908)

"O Incesto". Drama em 3 atos. Ato primeiro:
Jardim. Velho castelo iluminado ao fundo.
O cavaleiro jura um casto amor profundo,
E a castelã resiste... Um fâmulo matreiro

Vem dizer que o barão suspeita o cavaleiro...
Ele foge, ela grita... — Apito! — Ato segundo:
Um salão do castelo. O barão, iracundo,
Sabe de tudo... Horror! Vingança! — Ato terceiro:

Em casa do galã, que, sentado, trabalha,
Entra o barão armado e diz: "Morre, tirano,
Que me roubaste a honra e me roubaste o amor!"

O mancebo descobre o peito. — "Uma medalha!
Quem ta deu?!" — "Minha mãe!" — "Meu filho!" Cai o pano...
À cena o autor! à cena o autor! à cena o autor!
 
 


3 comentários:

  1. Olá, Maria da Fonseca!

    É escuro e pesado, este soneto: A fazer lembrar Édipo e tragédia grega...e muito bem escrito.

    Obrigado pelo comentário.

    Desejo-lhe uma Feliz Páscoa, com tudo de bom.
    Abraço amigo
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Uma boa homenagem ao Dia Mundial do Teatro.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  3. Incesto é um tema instigante, digno de psicanálise. O soneto em pauta dispensa comentários. Meu beijo.

    ResponderEliminar