sábado, 9 de outubro de 2010

Viver Poesia

 Capela de S. Vicente na Ilha do Pico - Açores
foto de Luiza Melo

Eu sempre te amei Poesia
Desde que de ti me lembro.
Meu saudoso Pai, ouvia,
A recitar o relembro,
Seu estilo me envolvia!


Com João de Deus eu li
As minhas letras primeiras,
E seus versos aprendi.
Mal chegava às carteiras,
Tão pequena os conheci!



De Augusto Gil, o Passeio
A cantar o nosso Santo
Foi o meu maior enleio.
De criança, meu encanto,
Recitei-o no recreio.


E mais tarde, amei Camões,
Redondilhas rendilhadas,
Lirismo nos corações,
Palavras apaixonadas
Em sonetos e canções.


Memórias, eu guardo tantas
De Antero e de Junqueiro,
Da Judia em terras santas,
Sentir de Tomás Ribeiro,
De Garrett – sei lá quantas!


Agora leio Sofia
E dedico-me a Pessoa.
De Quintana, a nostalgia
Me comove e ressoa
Nesta alma em sintonia.


Bela a magia que sinto
Em te viver a louvar,
Maior só o meu instinto
De singelo poetar
Que no coração pressinto!

Maria da Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário